segunda-feira, 18 de julho de 2016

Dicas para emagrecer - 12 alimentos que ajudam a perder peso

Segundo nutricionistas, incluir alguns alimentos chaves no cardápio pode ajudar na luta contra a balança. Veja quais

Você decidiu que quer eliminar alguns quilinhos e logo deve vir à cabeça uma lista do que não poderá comer. Doces, frituras ou alimentos gordurosos entram nessa relação. Mas também há o outro lado. Nutricionistas separam dicas para emagrecer e incluem uma lista de alimentos do bem, aqueles que vão te ajudar a chegar ao peso ideal.

Uma das melhores dicas para emagrecer dos especialistas é não embarcar em dietas malucas ou da moda. Segundo Patrícia Cruz, nutricionista comportamental, se a pessoa deixa de comer algo que gosta por muito tempo, mais tarde vai acabar exagerando para se saciar e, fatalmente, vai engordar. O ideal é buscar uma reeducação alimentar
Com isso, quem quer emagrecer vai perder peso de forma saudável, sem deixar de consumir nenhum nutriente importante e balanceando o cardápio. Os alimentos mais calóricos e gordurosos devem ser evitados, mas é até possível consumir um ou outro com moderação. Uma dica, por exemplo, é deixar um dia da semana para comer um doce que gosta muito. 
E há também aqueles alimentos amigos da dieta, que vão trazer saciedade, ajudar no processo de emagrecimento e suprir as necessidades do organismo, afinal, uma dieta pouco calórica, mas vazia em termos de nutrientes, não é nada bom. Patrícia lista alguns:
Leite: é fonte de cálcio, e tal substância colabora para a queima de gordura e ainda ajuda a prevenir o ganho de peso; 
Castanha-do-Pará: ela é fonte de gordura do bem e fornece energia para o corpo. Use-a nos lanches entre as refeições, mas sem abusar. 
Damasco seco: sabe aquela vontade de comer doce? O damasco seco pode ajudar a controlá-la. É uma fonte de fibras também. Consuma depois da refeição, como uma sobremesa leve e docinha. 
Mingau de aveia: que tal apostar no mingau com aveia em flocos e leite desnatado para começar o dia? O preparo tem baixo teor de gordura e muitas fibras, com isso, vai deixar você saciado. Para completar, incremente com uma porção de frutas. 
Pães de forma integral reduzido em gordura e açúcar: esse alimento é fonte de carboidrato e pode se consumido antes do treino na academia, por exemplo. Como têm teores reduzidos de gordura e açúcar, também estão liberados para o café da manhã ou jantar. Só não vale exagerar. Que tal uma fatia quando quiser colocá-lo na refeição?
Chás de ervas: ajudam na hidratação e a esquentar, se estiver no inverno. Tente não adoçar para não adicionar mais calorias em sua dieta. 
Ovo: fonte de proteína e gordura e de fácil preparo. Uma dica para emagrecer é "fritar" o ovo na água. Para isso, use uma frigideira antiaderente e coloque o ovo quando ela estiver bem quente. Tempere com sal e junte uma colher de sopa de água. Cubra e espere até cozinhar. 
Mais alimentos também podem entrar nessa relação, como listam a nutricionista Larissa Paiva e a nutróloga Cristiane Coelho:
óleo de coco: boa pedida para acompanhar saladas e frutas. Servido frio, ele mantém a ação antixodidante. Esse óleo tem gordura, mas ela é facilmente transformada em energia e não se acumula no corpo
quinoa: tem digestão mais fácil que outros cereais. Ajuda na dieta porque, por ser rico em fibras, provoca uma liberação mais lenta de glicose e traz saciedade (quando se tem um pico de glicose, logo depois sentirá fome de novo)
frutas vermelhas: assim como o damasco seco, viram ótimas sobremesas. São pouco calóricas e têm diversos benefícios, como ajudar a imunidade e prevenir problemas no coração. 
peixes: excelente proteína para a dieta. Quando comparado com a carne vermelha, tem menos gordura saturada, menos calorias e mais nutrientes. Aposte naqueles ricos em omega-3, como salmão ou sardinha. Isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda contribiu para a perda da gordura abdominal quando relacionada a uma atividade física. 
maçã: tem um ditado americano que diz para se comer uma maça por dia para manter os médicos longe (eat an apple a day and keep the doctor away). E isso faz todo o sentido. Essa fruta ajuda no controle do peso, além de ser boa para o coração e para o intestino. Ela tem fibras pectina, que formam uma gelatina que gruda nas toxinas e gorduras e ajuda a eliminar tudo isso do corpo. 
Além dessas dicas para emagrecer, é importante fazer uma atividade física para espantar o sedentarismo e entrar em forma. 
E-mail contato/Divulgação: kazinha.projetosaude@gmail.com
FONTE: http://delas.ig.com.br/alimentacao-e-bem-estar/2016-07-14/dicas-para-emagrecer.html

0 comentários: